Serviços

Gestão da manutenção de instalações especiais

A gestão dos recursos energéticos, operacionalidade do equipamento e a implementação de procedimentos de manutenção preventiva, condicionada e programada, são aspetos da maior relevância no funcionamento de instalações técnicas.

Automação e controlo de edifícios

 Os sistemas de gestão técnica centralizada são obrigatórios desde 2006, em instalações de média e grande dimensão, pela possibilidade de implementação de rotinas complexas de controlo e pela informação que disponibilizam ao operador, gerando poupanças significativas em climatização, iluminação e demais sistemas. A IQEne desenvolve e implementa sistemas de gestão técnica centralizada com base em equipamentos e sofware de vários fabricantes – SIEMENS, Johnson Controls, etc

Auditorias técnicas a instalações especiais e á manutenção

Avaliações qualitativas dos equipamentos, da performance e da manutenção dos procedimentos implementados. Uma Auditoria à Manutenção relaciona-se com a avaliação dos serviços de manutenção a que a infraestrutura e os seus vários sistemas são sujeitos. A auditoria desenvolve-se numa perspetiva de auditoria aos procedimentos de manutenção, inspeção dos equipamentos e realização de ensaios específicos, integrando os vários sistemas associados. Nos aspetos construtivos são verificados os pontos tipicamente mais sensíveis da infraestrutura, identificando patologias e propondo melhorias.

 

Otimização energética de instalações térmicas e edifícios

Baseada numa auditoria, são propostas alterações de operação, novas rotinas de controlo ou mesmo equipamentos para melhorar a eficiência de operação dos sistemas. A IQEne tem como base a instalação de sistemas e equipamentos associados a instalações térmicas e particularmente no controlo das mesmas.

 

 Condução e manutenção de edifícios

 A manutenção dos sistemas e equipamentos de edifícios e instalações industriais é um fator chave para a obtenção de bons resultados ao nível da eficiência, controlo de custos e conforto. A condução mantém o funcionamento dos sistemas no ponto ótimo. Técnicos especializados e sensíveis para o contexto energético, de conforto e gestão constituem a solução para o melhor desempenho do edifício. A IQEne conta com uma experiência relevante na condução de instalações.

 Avaliações termográficas de equipamentos eletromecânicos e quadros elétricos

A termografia é uma ferramenta muito útil na deteção de anomalias relevantes, de outro modo difíceis de detetar. É útil na otimização do funcionamento de instalações, pois permite uma observação impar das condições de operação.

Monitorização e condução remota de instalações técnicas

Baseada em sistema de gestão técnica centralizada, a implementação de tecnologias que permitam o acesso remoto às instalações técnicas, garantem o acompanhamento adequado da instalação por técnicos especializados. A IQEne desenvolve soluções para vários sistemas que possibilitam funcionalidades remotas que maximizam o rendimento das instalações.

 

Manutenção de sistemas de gestão técnica centralizada

Avaliação do funcionamento geral dos equipamentos do ponto de vista das rotinas automáticas de funcionamento, com base em ferramentas e sensores de campo. A IQEne desenvolve, mantém e atualiza sistema de diversos fabricantes de sistemas de automação – STAEFA, LANDYS, SIEMENS, JohnsonControls, etc.